foto: arquivo Google s/referência autor
Letra e Música: Walter Franco
(...)
Viver é afinar um instrumento
De dentro pra fora, de fora pra dentro
A toda hora, a todo momento
De dentro pra fora, de fora pra dentro
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranqüilo
Translate
domingo, abril 29, 2007
sábado, abril 28, 2007
É PROPÍCIO ABRIR A MENTE
arquivo Google s/referência autor
Oscar Quiroga
Data estelar: Vênus e Júpiter em oposição, Marte e Urano em conjunção, Lua será vazia das 16h15 às 18h46, horário de Brasília.
Enquanto isso, aqui na nave Terra é propício abrir a mente, tornando-a receptiva a informações que, à primeira vista, pareceriam saídas de literatura de ficção científica, mas que, pensando melhor, logo se notaria que fazem o maior sentido, pois essa informação vem de dentro mesmo, do centro do coração, plenamente capacitado a compreender sua participação ativa na inefável coreografia cósmica que significa a Lua Cheia do próximo dia 2 de Maio.
Não apenas é propício abrir a mente para acolher essa informação como também preparar-se devidamente para participar ativamente dessa coreografia, através da despreocupação, da prática da verdade, da tomada de atitudes corretas e, também, do esforço despendido em torno do comportamento não violento.
Oscar Quiroga
Data estelar: Vênus e Júpiter em oposição, Marte e Urano em conjunção, Lua será vazia das 16h15 às 18h46, horário de Brasília.
Enquanto isso, aqui na nave Terra é propício abrir a mente, tornando-a receptiva a informações que, à primeira vista, pareceriam saídas de literatura de ficção científica, mas que, pensando melhor, logo se notaria que fazem o maior sentido, pois essa informação vem de dentro mesmo, do centro do coração, plenamente capacitado a compreender sua participação ativa na inefável coreografia cósmica que significa a Lua Cheia do próximo dia 2 de Maio.
Não apenas é propício abrir a mente para acolher essa informação como também preparar-se devidamente para participar ativamente dessa coreografia, através da despreocupação, da prática da verdade, da tomada de atitudes corretas e, também, do esforço despendido em torno do comportamento não violento.
quarta-feira, abril 25, 2007
ELAS CONTAM
Lançamento de coletânea de contos com témática lésbica promete movimentar Porto Alegre
“Elas Contam”, será lançado no próximo dia 05 de maio, às 20 horas, no Café Concerto Mário Quintana, na rua dos Andradas, 736, 7º andar, Centro, Porto Alegre. A obra, que tem o selo da Editora Corações e Mentes e 160 páginas, poderá ser adquirida no lançamento, nas livrarias ou pelo site www.elascontam.com.br
A cantora, colunista e ativista lésbica, Vange Leonel assina a orelha do livro. A apresentação é da pesquisadora e escritora Lúcia Facco, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), autora dos livros “As heroínas saem do armário” e “Lado B”. “Elas Contam” é inteiramente ilustrado por Lara Lunna.
“Tivemos, ao organizar este livro, a preocupação em trazer à luz não textos que seriam escolhidos apenas por terem sido escritos por lésbicas, com temática lésbica”, explica Lúcia Facco, que também participa como organizadora da coletânea. Segundo ela, a proposta foi mostrar uma produção literária ainda desconhecida. Facco, que começou sua trajetória como contista em 2003, com o livro “Todos os Sentidos” - uma coletânea de contos eróticos escritos por mulheres, organizada pela professora Cyana Leahy (UFF) e publicada pela CL Edições - afirma que os trabalhos inseridos na coletânea “Elas Contam” não são apenas uma versão homoerótica daquelas historietas de amor, que podem ser compradas nas bancas de jornal. “Nem tampouco são meros panfletos que dizem ‘como é bom ser lésbica’. Nada disso. Desejamos mostrar que eles podem ser muito mais do que isso. Podem ser textos saborosos, bem feitos, com excelente qualidade literária. Textos que realizem uma das principais características de um texto literário: subverter o pensamento, provocando reflexões profundas nos leitores. Os textos desta coletânea fazem exatamente isso", relata a escritora.
“Elas contam” reúne trabalhos de 15 autoras, dos mais diferentes pontos do país, entre elas uma gaúcha, e tem como uma característica a diversidade, conforme se pode perceber na apresentação da obra: “Glória Azevedo, a poesia em prosa; Paula Marinho, o reencontro; Naomi Conte, o impressionismo; Mariana Cortez, o humor fino; Helena Fontana, o encontro; Lara Lunna, a aventura; Lúcia Facco, a crença no “irreal”; Andréa Ormond, a angústia e a esperança; Hanna-K, a melancolia; Jackie Rodrigues, a entrega; Carol, o sado-masoquismo; Lavínia Motta, o amor que se basta; Laisa Mackenna, o mítico; Danieli Hautequest, o perdão e Laura Bacellar, convidada especial, fundadora do selo GLS no Brasil, a certeza, confiança”.
O Lançamento em Porto Alegre busca fazer com que a diversidade do livro seja também expressa numa divulgação nacional. Porto Alegre é um dos principais pólos culturais do Brasil e carrega ainda simbolismo de ter excelentes escritores gays.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Elas Contam” (160 p., R$ 26,00), Editora Corações e Mentes.
Dia 05 de maio, às 20h, no Café Concerto Mário Quintana, na rua dos Andradas, 736 – 7º andar.
* Com a presença das autoras Glória Azevedo, Naomi Conte, Lara Lunna e Helena Fontana
* Música com Aline Costa
* Venda de comidas e bebidas no local.
Informações: (51) 8114 – 9708 – Rose
(51) 9125 – 2592 - Ulisses
O Dialeto da Internet
fonte: PINHO, J.B. Jornalismo na Internet (páginas 13 a 30)
A World Wide Web (WWW) é uma ferramenta da Internet que possui características multimídia, permitindo a exibição de diversos tipos de recursos (som, imagens, animação) em uma única tela. A intuitividade gerada pelos recursos multimídias e o fato de possuir uma linguagem que pode agregar diversas outras ferramentas disponíveis na rede, como o correio eletrônico e os "bate-papos" virtuais, tornaram a Web sinônimo de Internet.
No vocabulário da Internet, o termo home page é utilizado para definir uma página de informações, codificada em HTML (HyperText Markup Language,a linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web. A página criada poderá conter, além de textos, elementos gráficos, sons, imagens, vídeos etc., além de oferecer acesso a outros serviços da rede, como envio de correio eletrônico (e-mail)e salas de bate-papo (chats).
Um site (sítio, em português) seria o agrupamento de diversas home pages sobre um mesmo assunto ou de uma mesma instituição. Para visualizar as home pages,entretanto, é necessário possuir um browser, o programa que exibe as páginas codificadas em HTML. O Browser é também conhecido como navegador pois permite navegar pelos hipertextos ou "surfar na rede". Os browsers mais utilizados atualmente são o Firefox (variação do software livre Mozila), o Netscape Navigator, da Netscape e o Internet Explorer, da MicroSoft.
Pelo fato de existirem milhões de home pages disponíveis na Internet e para ser possível localizar exatamento a que se deseja, cada home page possui um nome único, como um endereço. O endereço completo de uma home page é conhecido como URL (Uniform Resource Locator) e através dele o browser consegue localizar exatamente a informação desejada.
De acordo com Márcio Chleba, a composição do endereço de um site Internet tem quatro identificadores, no seguinte formato: www.domínio.tipo.país. (CHLEBA, 1999, p.110). O primeiro é um nome qualquer, geralmente utilizado para informar o tipo de serviço oferecido, como www (world wide web). O segundo é o nome do seu domínio, que fica registrado em um diretório geral de domínios. O terceiro nome identifica o tipo de site: .com para site comercial, .gov para governamental, .edu para instituições de ensino etc.. O quarto identifica o país: .br para Brasil, .ar para Argentina etc.. Se não houver identificação, o site é norte-americano, privilégio obtido pelo fato de ter sido os Estados Unidos os criadores da Internet.
GLOSSÁRIO
Agregador - Leitor de arquivos RSS. Pode ser instalado no computador ou ser baseado na web.
ARPAnet - Primeira rede de computadores distribuída, da ARPA (Advanced Projects Research Agency), que deu origem à Internet.
Blog - Site atualizado regularmente com estrutura cronológica. O nome vem da contração de duas palavras em inglês, Web (world wide web) e log, que significa registro.
Browser - (navegador) Programa utilizado para exibir as páginas de um site, permitindo a navegação pelo hipertexto.
Chats - Programas utilizados para conversas sincrônicas na rede em tempo real. A forma de login é dinâmica e seu acesso é geralmente realizado através de salas públicas.
Download - Transferir dados ou programas de um servidor para um computador. Em português diz-se "baixar" da Internet, ou seja, buscar algo que está online, no ar, e trazer para o computador pessoal. O oposto de Upload.
E-mail - É o correio eletrônico, um mode de trocar correspondência entre equipamentos conectados à Internet.
Flog - Contração de fotoblog ou fotolog. Um blog que traz fotos nos posts.
Home page - A página de abertura de um site.
HTML - (HyperText Marku Language). Linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web.
Internet - Rede mundial formada a partir da interconexão de computadores por meio de um protocolo de comunicação chamado de IP (Internet Protocol). A world wide web é uma parte da Internet.
iPod - Tocador de arquivos digitais de áudio e vídeo da Apple.
Mensagens Instantâneas - Programas utilizados na rede para troca de mensagens em tempo real. É necessário a instalação de um programa para a troca de mensagens e também o cadastro de um login e senha de acesso. A troca de mensagens ocorre entre usuários cadastrados pelo programa.
Online - Diz-se de algo que está disponível na Internet ou de alguém que está conectado à rede mundial de computadores.
Página - Arquivo contendo informações textuais ou aidiovisuais, geralmente codificada em HTML. Outras linguagens mais avançadas também podem ser utilizadas, como ASP, PHP, DHMTL etc..
Podcast - É um meio de distribuir arquivos digitais pela Internet. Os arquivos ficam hospedados em um endereço na Internet e, por download, chegam ao computar pessoal ou tocador. A divulgação do pdcas é feita pelo RSS.
Post - Cada um dos textos inseridos em um blog.
RSS - Sigla para "Really simple Syndication" (divulgação muito simples) ou "rich site summary" (sumário rico de site). Formato de arquivo com padrão mundial que funciona com linguagem XML. Usado para distribuir informações na Internet.
Site - (sítio) É uma publicação digital sobre um determinado assunto, contendo várias páginas de informações. Pode disponibilizar conteúdo institucional, informativo, publicitário, além de oferecer a comercialização de produtos e serviços.
Upload - Transferir um arquivo para um servidor na Internet. Costuma-se dizer jogar na rede, colocar no ar ou subir um arquivo. O Contrário de download.
URL - Sigla para Uniform Resource Locator. É o endereço ou domínio de um site na Internet.
Vlog - Abreviação de videoblog ou videolog. Um blog feito com vídeos.
Wiki - Tipo de site criado especialmente para a escrita colaborativa e que permite aos usuários facilmente adicionar ou editar conteúdos.
www - Sigla para world wide web, que significa grande teia mundial. É um espaço virtual onde é possível visualizar e adicionar conteúdos por meio de equipamentos conectados à Internet. É a interface gráfica da Internet. Também chamada de web.
A World Wide Web (WWW) é uma ferramenta da Internet que possui características multimídia, permitindo a exibição de diversos tipos de recursos (som, imagens, animação) em uma única tela. A intuitividade gerada pelos recursos multimídias e o fato de possuir uma linguagem que pode agregar diversas outras ferramentas disponíveis na rede, como o correio eletrônico e os "bate-papos" virtuais, tornaram a Web sinônimo de Internet.
No vocabulário da Internet, o termo home page é utilizado para definir uma página de informações, codificada em HTML (HyperText Markup Language,a linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web. A página criada poderá conter, além de textos, elementos gráficos, sons, imagens, vídeos etc., além de oferecer acesso a outros serviços da rede, como envio de correio eletrônico (e-mail)e salas de bate-papo (chats).
Um site (sítio, em português) seria o agrupamento de diversas home pages sobre um mesmo assunto ou de uma mesma instituição. Para visualizar as home pages,entretanto, é necessário possuir um browser, o programa que exibe as páginas codificadas em HTML. O Browser é também conhecido como navegador pois permite navegar pelos hipertextos ou "surfar na rede". Os browsers mais utilizados atualmente são o Firefox (variação do software livre Mozila), o Netscape Navigator, da Netscape e o Internet Explorer, da MicroSoft.
Pelo fato de existirem milhões de home pages disponíveis na Internet e para ser possível localizar exatamento a que se deseja, cada home page possui um nome único, como um endereço. O endereço completo de uma home page é conhecido como URL (Uniform Resource Locator) e através dele o browser consegue localizar exatamente a informação desejada.
De acordo com Márcio Chleba, a composição do endereço de um site Internet tem quatro identificadores, no seguinte formato: www.domínio.tipo.país. (CHLEBA, 1999, p.110). O primeiro é um nome qualquer, geralmente utilizado para informar o tipo de serviço oferecido, como www (world wide web). O segundo é o nome do seu domínio, que fica registrado em um diretório geral de domínios. O terceiro nome identifica o tipo de site: .com para site comercial, .gov para governamental, .edu para instituições de ensino etc.. O quarto identifica o país: .br para Brasil, .ar para Argentina etc.. Se não houver identificação, o site é norte-americano, privilégio obtido pelo fato de ter sido os Estados Unidos os criadores da Internet.
GLOSSÁRIO
Agregador - Leitor de arquivos RSS. Pode ser instalado no computador ou ser baseado na web.
ARPAnet - Primeira rede de computadores distribuída, da ARPA (Advanced Projects Research Agency), que deu origem à Internet.
Blog - Site atualizado regularmente com estrutura cronológica. O nome vem da contração de duas palavras em inglês, Web (world wide web) e log, que significa registro.
Browser - (navegador) Programa utilizado para exibir as páginas de um site, permitindo a navegação pelo hipertexto.
Chats - Programas utilizados para conversas sincrônicas na rede em tempo real. A forma de login é dinâmica e seu acesso é geralmente realizado através de salas públicas.
Download - Transferir dados ou programas de um servidor para um computador. Em português diz-se "baixar" da Internet, ou seja, buscar algo que está online, no ar, e trazer para o computador pessoal. O oposto de Upload.
E-mail - É o correio eletrônico, um mode de trocar correspondência entre equipamentos conectados à Internet.
Flog - Contração de fotoblog ou fotolog. Um blog que traz fotos nos posts.
Home page - A página de abertura de um site.
HTML - (HyperText Marku Language). Linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web.
Internet - Rede mundial formada a partir da interconexão de computadores por meio de um protocolo de comunicação chamado de IP (Internet Protocol). A world wide web é uma parte da Internet.
iPod - Tocador de arquivos digitais de áudio e vídeo da Apple.
Mensagens Instantâneas - Programas utilizados na rede para troca de mensagens em tempo real. É necessário a instalação de um programa para a troca de mensagens e também o cadastro de um login e senha de acesso. A troca de mensagens ocorre entre usuários cadastrados pelo programa.
Online - Diz-se de algo que está disponível na Internet ou de alguém que está conectado à rede mundial de computadores.
Página - Arquivo contendo informações textuais ou aidiovisuais, geralmente codificada em HTML. Outras linguagens mais avançadas também podem ser utilizadas, como ASP, PHP, DHMTL etc..
Podcast - É um meio de distribuir arquivos digitais pela Internet. Os arquivos ficam hospedados em um endereço na Internet e, por download, chegam ao computar pessoal ou tocador. A divulgação do pdcas é feita pelo RSS.
Post - Cada um dos textos inseridos em um blog.
RSS - Sigla para "Really simple Syndication" (divulgação muito simples) ou "rich site summary" (sumário rico de site). Formato de arquivo com padrão mundial que funciona com linguagem XML. Usado para distribuir informações na Internet.
Site - (sítio) É uma publicação digital sobre um determinado assunto, contendo várias páginas de informações. Pode disponibilizar conteúdo institucional, informativo, publicitário, além de oferecer a comercialização de produtos e serviços.
Upload - Transferir um arquivo para um servidor na Internet. Costuma-se dizer jogar na rede, colocar no ar ou subir um arquivo. O Contrário de download.
URL - Sigla para Uniform Resource Locator. É o endereço ou domínio de um site na Internet.
Vlog - Abreviação de videoblog ou videolog. Um blog feito com vídeos.
Wiki - Tipo de site criado especialmente para a escrita colaborativa e que permite aos usuários facilmente adicionar ou editar conteúdos.
www - Sigla para world wide web, que significa grande teia mundial. É um espaço virtual onde é possível visualizar e adicionar conteúdos por meio de equipamentos conectados à Internet. É a interface gráfica da Internet. Também chamada de web.
segunda-feira, abril 23, 2007
quarta-feira, abril 18, 2007
PRIMEIRO PRENÚNCIO
Alberto Caeiro
Primeiro prenúncio de trovoada de depois de amanhã.
As primeiras nuvens, brancas, pairam baixas no céu mortiço,
Da trovoada de depois de amanhã?
Tenho a certeza, mas a certeza é mentira.
Ter certeza é não estar vendo.
Depois de amanhã não há.
O que há é isto:
Um céu de azul, um pouco baço, umas nuvens brancas no horizonte,
Com um retoque de sujo embaixo como se viesse negro depois.
Isto é o que hoje é,
E, como hoje por enquanto é tudo, isto é tudo.
Quem sabe se eu estarei morto depois de amanhã?
Se eu estiver morto depois de amanhã, a trovoada de depois de amanhã
Será outra trovoada do que seria se eu não tivesse morrido.
Bem sei que a trovoada não cai da minha vista,
Mas se eu não estiver no mundo.
O mundo será diferente
—Haverá eu a menos
—E a trovoada cairá num mundo diferente e não será a mesma trovoada.
presente da Célia Demésio para o Automóveis
Primeiro prenúncio de trovoada de depois de amanhã.
As primeiras nuvens, brancas, pairam baixas no céu mortiço,
Da trovoada de depois de amanhã?
Tenho a certeza, mas a certeza é mentira.
Ter certeza é não estar vendo.
Depois de amanhã não há.
O que há é isto:
Um céu de azul, um pouco baço, umas nuvens brancas no horizonte,
Com um retoque de sujo embaixo como se viesse negro depois.
Isto é o que hoje é,
E, como hoje por enquanto é tudo, isto é tudo.
Quem sabe se eu estarei morto depois de amanhã?
Se eu estiver morto depois de amanhã, a trovoada de depois de amanhã
Será outra trovoada do que seria se eu não tivesse morrido.
Bem sei que a trovoada não cai da minha vista,
Mas se eu não estiver no mundo.
O mundo será diferente
—Haverá eu a menos
—E a trovoada cairá num mundo diferente e não será a mesma trovoada.
presente da Célia Demésio para o Automóveis
terça-feira, abril 17, 2007
NOVA OFICINA DE MÍMICA
foto: arquivo Google, s/referência autor
21 de abril, sábado
Inscrições e Informações: (21) 3435 7257
ou atendimento@alternativadesign.com.br
Local : Rua Cosme Velho, 599 - Cosme Velho
Investimento: R$ 80,00 à vista.
Forma de Pagamento: Depósito no Banco Bradesco,
Favorecido: Alternativa Produções Culturais Ltda.,
Conta Corrente: 0007660-0, Agência: 02789-8.
MÍMICA TEATRAL
com JIDDU SALDANHA
21 de abril, sábado
Inscrições e Informações: (21) 3435 7257
ou atendimento@alternativadesign.com.br
Local : Rua Cosme Velho, 599 - Cosme Velho
Investimento: R$ 80,00 à vista.
Forma de Pagamento: Depósito no Banco Bradesco,
Favorecido: Alternativa Produções Culturais Ltda.,
Conta Corrente: 0007660-0, Agência: 02789-8.
MÍMICA TEATRAL
A oficina tem como objetivo melhorar o desempenho na técnica de atuar, ampliando os conhecimentos do aluno na arte do gesto.
Programa:
• Mímica - abordagem contemporânea
• Interpretação gestual
• Pantomima e roteiro
• Improvisação
• A Mímica no Brasil e no Mundo
• Sugestões bibliográficas
Público-Alvo
Artistas e interessados em geral a partir de 14 anos.
Jiddu Saldanha é ator com especialização e dedicação na arte da mímica. Com 17 anos de experiência já se apresentou em importantes teatros de capitais e cidades do interior do Brasil. Com carreira consolidada, Jiddu agora se dedica também à pedagogia, ensinando sua técnica para artistas profissionais e amadores. Seu trabalho também é bastante solicitado na educação e em cursos voltados para executivos, entre outros.
Lembretes importantes:
1. A oficina poderá ser cancelada ou alterada a data de início caso não consiga atingir o número mínimo de alunos que viabilize a sua realização.
Caso isto ocorra, a inscrição poderá ser devolvida.
2. Só será aceito o cancelamento de inscrições com 72 horas úteis de antecedência à data de início do curso.
Para ver o perfil de Jiddu, clique em:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16314880994170668414
terça-feira, abril 10, 2007
HIPÉRBOLE
Cláudia Éfe
Tem gente bem
Tem gente que não vai nem vem
e só o meu lado tosco escreve pra isso
Gosto, por preferência ou desespero
de saber que há
o
Tem gente do bem
Tem gente vento tempestade cometa
tem gente eixo em outro planeta
tem gente meio seixo meio fio
tem gente encruzilhada
tem gente arrepios
tem gente em berros uivos por outra gente
tem gente avessos revirados pra ser gente
e tem gente por outra gente meio calada
tem gente que desarruma uns sentidos
mas quando escorremos
viramos uma mesmo quase água
estando lânguidos
ou amotinados
Tem gente bem
Tem gente que não vai nem vem
e só o meu lado tosco escreve pra isso
Gosto, por preferência ou desespero
de saber que há
o
Tem gente do bem
Tem gente vento tempestade cometa
tem gente eixo em outro planeta
tem gente meio seixo meio fio
tem gente encruzilhada
tem gente arrepios
tem gente em berros uivos por outra gente
tem gente avessos revirados pra ser gente
e tem gente por outra gente meio calada
tem gente que desarruma uns sentidos
mas quando escorremos
viramos uma mesmo quase água
estando lânguidos
ou amotinados
quinta-feira, abril 05, 2007
DA POLÍTICA
Cézar Sanchez
O Homem trabalhou a vida toda.
Acordou cedo, pegou o ônibus, pagou a conta.
Viveu assim anos a fio.
Queria mais mas não podia.
Tentava e não conseguia.
Valente corria corria...
A fome batia
As vezes açoitava mesmo que dia.
Até quando a mulher paria.
E isso aconteceu todo santo dia.
Na vida do outro foi diferente.
Acordava cedo para estudar.
Um novo dia... vou sonhar.
Aprendi mais cálculos... vou somar.
Cresci, mãe vou me mandar.
Amigos da escola me separar.
Novos amigos vou trabalhar
Mas como foi fácil chegar lá.
Um pouco de lábia pra enganar
E o seu voto consegui ganhar.
Que mesmo com fome, me ouviu falar.
E nessa noite eu vou jantar.
Amanhã vou viajar.
Depois eu vou transar, festas realizar.
Com a sua fome eu vou lucrar.
Pois pra mim você vai trabalhar.
Assim de manhã você vai chorar.
Pois o teu filho não terá o leite para tomar.
Venci.
O Homem trabalhou a vida toda.
Acordou cedo, pegou o ônibus, pagou a conta.
Viveu assim anos a fio.
Queria mais mas não podia.
Tentava e não conseguia.
Valente corria corria...
A fome batia
As vezes açoitava mesmo que dia.
Até quando a mulher paria.
E isso aconteceu todo santo dia.
Na vida do outro foi diferente.
Acordava cedo para estudar.
Um novo dia... vou sonhar.
Aprendi mais cálculos... vou somar.
Cresci, mãe vou me mandar.
Amigos da escola me separar.
Novos amigos vou trabalhar
Mas como foi fácil chegar lá.
Um pouco de lábia pra enganar
E o seu voto consegui ganhar.
Que mesmo com fome, me ouviu falar.
E nessa noite eu vou jantar.
Amanhã vou viajar.
Depois eu vou transar, festas realizar.
Com a sua fome eu vou lucrar.
Pois pra mim você vai trabalhar.
Assim de manhã você vai chorar.
Pois o teu filho não terá o leite para tomar.
Venci.
segunda-feira, abril 02, 2007
A LUCIDEZ PERIGOSA
imagem "capturada" do bonito www.miscelaneavanguardiosa.blogspot.com/ - sem referência autor
Clarice Lispector
Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
assim como um cálculo matemático perfeito do qual,
no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.
Pois sei que
- em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade -
essa clareza de realidade
é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve
para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.
Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
assim como um cálculo matemático perfeito do qual,
no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano
- já me aconteceu antes.
Pois sei que
- em termos de nossa diária
e permanente acomodação
resignada à irrealidade -
essa clareza de realidade
é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve
para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir
dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto,
amém.
PRECISÃO
Clarice Lispector
O que me tranquiliza é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte
do que existe com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.
O que me tranquiliza é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte
do que existe com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.
Assinar:
Postagens (Atom)