Translate

quarta-feira, abril 25, 2007

O Dialeto da Internet

fonte: PINHO, J.B. Jornalismo na Internet (páginas 13 a 30)

A World Wide Web (WWW) é uma ferramenta da Internet que possui características multimídia, permitindo a exibição de diversos tipos de recursos (som, imagens, animação) em uma única tela. A intuitividade gerada pelos recursos multimídias e o fato de possuir uma linguagem que pode agregar diversas outras ferramentas disponíveis na rede, como o correio eletrônico e os "bate-papos" virtuais, tornaram a Web sinônimo de Internet.

No vocabulário da Internet, o termo home page é utilizado para definir uma página de informações, codificada em HTML (HyperText Markup Language,a linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web. A página criada poderá conter, além de textos, elementos gráficos, sons, imagens, vídeos etc., além de oferecer acesso a outros serviços da rede, como envio de correio eletrônico (e-mail)e salas de bate-papo (chats).

Um site (sítio, em português) seria o agrupamento de diversas home pages sobre um mesmo assunto ou de uma mesma instituição. Para visualizar as home pages,entretanto, é necessário possuir um browser, o programa que exibe as páginas codificadas em HTML. O Browser é também conhecido como navegador pois permite navegar pelos hipertextos ou "surfar na rede". Os browsers mais utilizados atualmente são o Firefox (variação do software livre Mozila), o Netscape Navigator, da Netscape e o Internet Explorer, da MicroSoft.

Pelo fato de existirem milhões de home pages disponíveis na Internet e para ser possível localizar exatamento a que se deseja, cada home page possui um nome único, como um endereço. O endereço completo de uma home page é conhecido como URL (Uniform Resource Locator) e através dele o browser consegue localizar exatamente a informação desejada.

De acordo com Márcio Chleba, a composição do endereço de um site Internet tem quatro identificadores, no seguinte formato: www.domínio.tipo.país. (CHLEBA, 1999, p.110). O primeiro é um nome qualquer, geralmente utilizado para informar o tipo de serviço oferecido, como www (world wide web). O segundo é o nome do seu domínio, que fica registrado em um diretório geral de domínios. O terceiro nome identifica o tipo de site: .com para site comercial, .gov para governamental, .edu para instituições de ensino etc.. O quarto identifica o país: .br para Brasil, .ar para Argentina etc.. Se não houver identificação, o site é norte-americano, privilégio obtido pelo fato de ter sido os Estados Unidos os criadores da Internet.

GLOSSÁRIO

Agregador - Leitor de arquivos RSS. Pode ser instalado no computador ou ser baseado na web.

ARPAnet - Primeira rede de computadores distribuída, da ARPA (Advanced Projects Research Agency), que deu origem à Internet.

Blog
- Site atualizado regularmente com estrutura cronológica. O nome vem da contração de duas palavras em inglês, Web (world wide web) e log, que significa registro.

Browser - (navegador) Programa utilizado para exibir as páginas de um site, permitindo a navegação pelo hipertexto.

Chats - Programas utilizados para conversas sincrônicas na rede em tempo real. A forma de login é dinâmica e seu acesso é geralmente realizado através de salas públicas.

Download - Transferir dados ou programas de um servidor para um computador. Em português diz-se "baixar" da Internet, ou seja, buscar algo que está online, no ar, e trazer para o computador pessoal. O oposto de Upload.

E-mail - É o correio eletrônico, um mode de trocar correspondência entre equipamentos conectados à Internet.

Flog - Contração de fotoblog ou fotolog. Um blog que traz fotos nos posts.

Home page - A página de abertura de um site.

HTML - (HyperText Marku Language). Linguagem específica para desenvolver documentos com recursos de hipertexto para a Web.

Internet - Rede mundial formada a partir da interconexão de computadores por meio de um protocolo de comunicação chamado de IP (Internet Protocol). A world wide web é uma parte da Internet.

iPod - Tocador de arquivos digitais de áudio e vídeo da Apple.

Mensagens Instantâneas - Programas utilizados na rede para troca de mensagens em tempo real. É necessário a instalação de um programa para a troca de mensagens e também o cadastro de um login e senha de acesso. A troca de mensagens ocorre entre usuários cadastrados pelo programa.

Online - Diz-se de algo que está disponível na Internet ou de alguém que está conectado à rede mundial de computadores.

Página - Arquivo contendo informações textuais ou aidiovisuais, geralmente codificada em HTML. Outras linguagens mais avançadas também podem ser utilizadas, como ASP, PHP, DHMTL etc..

Podcast - É um meio de distribuir arquivos digitais pela Internet. Os arquivos ficam hospedados em um endereço na Internet e, por download, chegam ao computar pessoal ou tocador. A divulgação do pdcas é feita pelo RSS.

Post - Cada um dos textos inseridos em um blog.

RSS - Sigla para "Really simple Syndication" (divulgação muito simples) ou "rich site summary" (sumário rico de site). Formato de arquivo com padrão mundial que funciona com linguagem XML. Usado para distribuir informações na Internet.

Site - (sítio) É uma publicação digital sobre um determinado assunto, contendo várias páginas de informações. Pode disponibilizar conteúdo institucional, informativo, publicitário, além de oferecer a comercialização de produtos e serviços.

Upload - Transferir um arquivo para um servidor na Internet. Costuma-se dizer jogar na rede, colocar no ar ou subir um arquivo. O Contrário de download.

URL - Sigla para Uniform Resource Locator. É o endereço ou domínio de um site na Internet.

Vlog - Abreviação de videoblog ou videolog. Um blog feito com vídeos.

Wiki - Tipo de site criado especialmente para a escrita colaborativa e que permite aos usuários facilmente adicionar ou editar conteúdos.

www - Sigla para world wide web, que significa grande teia mundial. É um espaço virtual onde é possível visualizar e adicionar conteúdos por meio de equipamentos conectados à Internet. É a interface gráfica da Internet. Também chamada de web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário